- Área: 298 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Haruo Mikami, BLOCO Arquitetos
-
Fabricantes: Criarte, Ibratin Cristalini médio, Marmoraria Real
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno encontra-se em uma área residencial distante do centro de Brasília. A amplitude térmica típica do clima do cerrado é caracterizada por manhãs com temperaturas amenas e tardes quentes ou muito quentes na maior parte do ano. Os terrenos vizinhos permitem construções próximas umas das outras, porém a vista para o vale com vegetação nativa que fica na porção oeste do lote, exposto diretamente ao sol da tarde, será preservada em razão da diferença entre o grande declive do terreno frontal e o acentuado aclive do terreno da casa. O desejo de manter a vista livre para o vale e a intenção de maximizar o uso da iluminação e ventilação naturais aliados à necessidade de proteção solar direcionaram o desenho da casa. O aclive de três metros do terreno orientou sua implantação.
A ideia fundamental foi utilizar a forma da casa como uma barreira para a insolação, dispensando a utilização de elementos extras de proteção. O objetivo era ter a possibilidade de manter a vista permanentemente desobstruída e protegida da insolação vespertina direta, utilizando como recurso os próprios elementos básicos da construção: paredes, pisos e coberturas.
A forma da fachada frontal é resultado do avanço dos andares uns sobre os outros e sua inclinação foi definida segundo a posição aproximada do sol às 16h nos meses mais quentes do ano. Esse artifício aliado ao recuo das esquadrias frontais resultam em grandes beirais de sombreamento que mantêm os interiores protegidos durante o período mais quente do dia. A sombra criada pelo corpo central da edificação também mantém o pátio posterior parcialmente sombreado durante a tarde, preservando a vista livre através da sala.